Antes de nascer, o bebé já conhece a sua mãe pelo bater do seu coração e pelo som da sua voz. Ao mantê-lo junto a si, a mãe dá continuidade ao contacto pele com pele, em movimentos que se correspondem, de calor partilhado, e início de diálogo e de conhecimento mútuo. O pano porta-bebé permite-lhe viver as experiências do sentir, do comunicar e do dialogar com o seu bebé de uma forma mais intensa.
Esta é uma prática ancestral, vinda de Africa, Ásia e América do Sul. Foi estudada e actualizada na Europa e América do Norte afim de ser optimizado.
É uma técnica que permite um maior contacto com a mãe (ou o pai), fortalecendo os laços afectivos e aumentando a sintonia entre ambos.
Quando correctamente colocado, o pano porta-bebé respeita o corpo da criança na sua posição fisiológica, favorecendo e desenvolvendo o seu equilíbrio, a sua psicomotricidade e eventual reeducação da anca. Este método de transporte é especialmente indicado para bebés prematuros, pois ajuda o bebé a manter uma temperatura corporal estável, e a respiração do adulto incentiva o bebé a respirar, reduzindo deste modo as apneias
Pode ser usado por qualquer pessoa, desde que consiga pegar no bebé; a musculatura do adulto forma-se docemente.
O pano porta-bebé pode ser usado por qualquer pessoa que consiga pegar no bebé; a musculatura do adulto forma-se docemente.
O bebé pode ser colocado sobre o ventre, ancas e costas, dependendo da idade e peso do bebé, das características do adulto e das suas actividades físicas, permitindo conciliar as necessidades e aspirações dos pais e da criança. É um processo que facilita as tarefas habituais da vida quotidiana, concedendo maior liberdade de movimentos ao adulto que transporta o bebé ao colo, confortavelmente instalado e em segurança.
Preparados para a descoberta do mundo, sentindo o nosso calor, o nosso cheiro, ouvindo os batimentos do nosso coração e a nossa voz, os bebés ficam mais calmos e mais despertos. Os choros são cada vez mais raros, ajudando também a aliviar as cólicas nos seus primeiros meses de vida.
Realizo divulgações em todo o País