quarta-feira

CINCO benefícios do uso do pano porta-bebé

Embora na cultura ocidental o contacto com o bebé tenha vindo a ser desvalorizado, reconhece-se hoje a importância das técnicas de transporte tipo canguru, que proporcionam a proximidade necessária entre pais e filhos, e tem-se vindo a aperfeiçoar esta técnica, assim como os materiais utilizados.
Quando nasce, o bebé precisa de manter a proximidade com os pais, não só pelo conforto térmico, mas também para que possa crescer de forma equilibrada, tanto em termos de desenvolvimento motor, como a nível emocional e cognitivo.
Enquanto é transportado em contacto com os pais, o bebé sente o seu cheiro, o seu calor, as suas vozes... Os movimentos de quem o transporta sossegam-no e os contactos corporal e visual transmitem-lhe segurança. Ele apercebe-se do mundo que o rodeia, podendo encostar a cabeça para descansar ou dormir quando se sente cansado.
Os laços afectivos estabelecidos entre pais e filhos são imprescindíveis ao desenvolvimento harmonioso do bebé e permitem que este adquira um código de linguagem, que utiliza para comunicar fome ou outro desconforto, pelo que os pais também aprendem a perceber, por exemplo, quando os filhos precisam de fazer xixi.
Internacionalmente conhecido por Babywearing, é cada vez maior o número de pediatras a recomendá-lo e a praticá-lo.
Transportar o bebé no pano permite aos pais conciliar a sua vida quotidiana com as necessidades do bebé em termos de colo, mimo, conforto, segurança...

CINCO benefícios do uso do pano:
- Os bebés choram menos - Embora na cultura ocidental se aceite que uma criança chore várias horas por dia, há outras culturas em que isso não acontece. Nessas culturas, os bebés apenas saem do colo dos pais para dormir.
Consegue-se dessa forma compreender o código do choro, e os sons que o bebe faz para se expressar, chorar não é uma coisa aborrecida e que é calada com o uso da chucha, mas sim um meio de expressão que sendo compreendido passa a servir de forma de comunicação e entendimento, coisa que no mundo actual tanto carecemos.
- Os bebés transportados em panos porta-bebé aprendem mais - Como passam menos tempo a chorar estão mais despertos. Há inclusivamente estudos que revelam maiores acuidades visual táctil e auditiva nestes bebés. A predisposição para a aprendizagem é muito maior e torna-se um estado quase permanente. O facto de o bebé estar sossegado facilita a interacção com o bebé e o contacto visual constante fortalece os laços entre pais e filhos.
- Os bebés são mais organizados - Se entendermos a gestação humana não como 9, mas como 18 meses (9 meses no ventre materno mais 9 meses já cá fora), compreendemos que enquanto está no ventre materno, o bebé contacta com os vários ritmos e rotinas da vida familiar, desde a porta a bater aos passos da mãe, à voz, ao coração da sua mãe, à sua respiração... "Vestir o bebé" é dar continuidade a esse processo de crescimento, porque embora o bebé mude de realidade, mantém o contacto com a mãe. O bebé recém-nascido tem necessidade de se organizar para melhor se adaptar ao meio ambiente. Se o bebé não tem a presença reguladora da mãe, desorganiza os seus padrões de comportamento: chora, desenvolve ansiedade, a respiração pode tornar-se irregular e não descansa bem. Uma criança que seja obrigada a acalmar-se sozinha, desperdiça muita da sua energia, que lhe é necessária ao seu desenvolvimento.
- Os bebés "humanizam-se" mais cedo - Quando está ao colo dos pais, o bebé está intimamente envolvido no mundo de quem o transporta. Está atento e vai adquirindo as expressões faciais, a linguagem corporal, as inflexões de voz, padrões de respiração e emoções de quem o transporta. Vai aprendendo a ser humano.
- Os bebés são mais inteligentes - As experiências que vivência, estimulam o cérebro do bebé, ajudando-o a crescer. Ele vive as experiências de quem o transporta e vai adquirindo padrões de comportamento. Para além disso, tem maior facilidade em termos de motricidade e equilíbrio e na aquisição da linguagem, e aprende a escutar.
Transportar o bebé num pano porta-bebé é extremamente seguro, desde que se aprenda com alguém de extrema confiança e permite trabalhar, amamentar o bebé com discrição e facilita muito as saídas de casa, uma vez que o bebé não é um impedimento à vida dos pais, mas um complemento.
O pano pode ainda ser usado para cobrir o bebé ou como almofada, não destoando em situações mais formais.

É benéfico para todos os bebés, e imprescindível em prematuros ou crianças deficientes, precisamente por fomentar o contacto e a segurança, ao mesmo tempo que permite ao bebé receber estímulos do exterior e se desenvolver de forma saudável.
São cada vez mais os pais que reconhecem as vantagens do pano porta-bebé e fazem questão de ter e dar ao seu bebé este pequeno/grande mimo.